Samsung: Tens um smartphone a partir de 2014? Atualiza!

A Samsung começou a disponibilizar uma atualização para vários terminais da linha Galaxy, que, para além de corrigir nove vulnerabilidades graves do Android e bugs do próprio sistema, pretende ainda corrigir uma falha crítica presente nos smartphones Galaxy desde 2014.

O problema foi descoberto em fevereiro deste ano pela equipa de investigação do Google Project Zero, e permitia uma exploração das imperfeições da implementação do formato Qmage (.qmg), desenvolvido pela empresa sul-coreana Quramsoft para oferecer apoio aos Temas da Samsung em dispositivos Galaxy. A vulnerabilidade permitia o acesso à biblioteca de gráficos do Android (Skia), sem necessidade de qualquer ação por parte do utilizador.

 

 

A Samsung agiu de forma rápida sobre esta questão, disponibilizando uma atulização apenas três meses passados sobre a descoberta da vulnerabilidade. Para já, apenas as linhas Galaxy S20, Galaxy Z Flip, Galaxy Fold, Galaxy Note 10, Galaxy S10 e Galaxy A50 receberam a atualização, mas aconselha-se a verificação manual em cada dispositivo.