AMD confirma lançamento de Zen 3 e RDNA 2 no final de 2020

A CEO da AMD, Lisa Su, confirmou durante uma reunião trimestral que as arquiteturas Zen 3 e RDNA 2 da companhia serão mesmo lançadas no final do presente ano, abrindo a porta a uma nova geração de produtos EPYC, Ryzen e Radeon.

Os mercados de processadores e placas gráficas sofreram já profundas alterações graças aos produtos mais recentes da AMD, com Zen 2 a transformar o mercado de CPU’s no desktop e mobile, enquanto RDNA veio trazer concorrência à Nvidia pela primeira vez em mais de meia década. Baseados no que sabemos até ao momento, Zen 3 e RDNA 2 vão dar continuidade à tendência crescente da AMD, especialmente no que diz respeito às placas gráficas.

 

 

Em termos de desempenho, RDNA 2 promete um aumento por watt na ordem dos 50%, trocando os custos energéticos por velocidades de relógio mais elevadas ou poder adicional à lógica do GPU.

Com este avanço, as placas gráficas Radeon serão também, mais viáveis nas plataformas mobile, onde os TDP mais baixos potenciam o desempenho e a autonomia. Relembramos que a PlayStation 5 e a Xbox Series X vão estar equipadas com gráficos RDNA 2.